domingo, 18 de maio de 2014

Filé de peixe ao leite de côco

Filé de cavala ao molho de leite de coco
O peixe é uma iguaria que agrada a muita gente, no planeta inteiro. Aqui no Ceará, nós temos um peixe muito especial, a cavala, que é geralmente servida em postas douradas ao azeite ou fritas passadas na farinha de mandioca. A cavala é um peixe carnívoro de águas profundas, de grande porte e sem escamas.
Para o prato do dia das mães, eu preparei a cavala em filé. O ideal é fazer como eu fiz, comprei a cavala fresquinha direto do mercado dos peixes. Pedi ao vendedor peixeiro que já me fizesse os filés largos, com cerca de 3-4 cm de largura e deixando toda a altura da carne. Para esse jantar, utilizei 2,5kg de peixe para 10 pessoas. Foi suficiente.
Faça um molho batido no liquidificador com 2 cebolas, 1/2 pimentão, uma colher de chá de alho frito, duas colheradas de tomate seco e 1 copo d'água. Não acrescente alho fresco, pois o alho amarga o peixe. Se não tiver tomate seco, utilize um tomate sem sementes. Acrescente sal a gosto. Aqueça o forno na menor temperatura (180º). Ponha os filés numa assadeira ou num pirex grande, para que fiquem todos soltos um dos outros. Cubra com o molho feito no liquidificador e leve ao forno, sem aumentar a temperatura. Deixe até dourar. O peixe solta muita água, não será necessário acrescentar mais água. Quando estiver dourado como na foto, cubra delicadamente cada filé com o leite de coco. Aumente a temperatura do forno e deixe por mais 15 minutos. Sirva quente, acompanhado do arroz de damasco ou de arroz de ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário