domingo, 18 de maio de 2014

Filé afogado em crosta de pão de queijo.


Filé afogado com pasta de lasanha e purê
Filé afogado com arroz de damasco
Asse uns 4-5 pães de queijo até que estejam bem crocantes e durinhos. Corte-os ao meio e deixe-os esfriar.

Para um filé mignon suculento e com gosto especial, você vai precisar de um filé inteiro, sem o cordão, que você pode aproveitar para strogonoff. Corte o filé em medalhões grossos, de uns 3-4 cm. Faça uma mistura de 2 colheres de sopa de margarina Becel sabor manteiga com 1 colherada de sal grosso e uma colher de chá de alho frito. Cubra os medalhões com essa mistura, tendo o cuidado de envolvê-los bem. Deixe repousar por 30 minutos.
Pegue o pão de queijo já frio, corte-o em pedaços miúdos, coloque no liquidificador com uma ou duas colheradas de farinha de mandioca comum. Bata no pulsar, até que esfarele bem e vire uma farofa grossa.
Faça ferver numa panela média um litro de óleo de soja ou canola, à escolha. Jogue um palito de fósforo dentro para testar a temperatura. Quando acender, está no ponto. Nunca utilize azeite para essa operação. Cubra agora os filés com a farofa feita com o pão de queijo e a farinha.
Com uma garra ou com um pegador de macarrão do tipo pinça, pegue cada medalhão separadamente e mergulhe no óleo fervente. Conte 20 segundos e retire, arrumando-os em folhas de alface que sugam o excesso de óleo. Faça assim, um a um, sem deixar esfriar o óleo e para um filé ao ponto. querendo um filé mais bem passado, deixe por 30 segundos.
Sirva com arroz de damasco ou com pasta de lasanha recheada com purê de batata. Salpique salsinha para decorar. Está pronto.
Serve até 8 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário