segunda-feira, 9 de julho de 2012

Torta de limão

receita torta limão chocolate

Torta de Limão com Chocolate

Ingredientes

rendeu 26 formas de 6cm e 4 de 7,5cm

250gr de bolacha de maisena ou de leite
180gr de chocolate em barra
80gr de amendoas
4 colheres de manteiga sem sal
4 limões Taiti
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina sem sabor

Preparo
No processador ou liquidificador processe as bolachas e as amêndoas com a manteiga até conseguir uma farofa parecida com areia grossa molhada, forre o fundo da forma e leve ao forno em 180ºC por 10 minutos. Você pode usar uma forma grande ou várias pequenas de fundo removível, ou pequenas formas de bordas crespas, ou simples forminhas pequenas para empada. Nas formas de fundo removível não é necessário forrar as laterais com a farofa de bolacha.
receita torta limão chocolate
Misture levemente a gelatina sem sabor com umas 5 ou 6 colheres de água e deixe hidratando por alguns minutos.
Enquanto isso, leve a sua barra de chocolate quebrada em pedados ao banho maria até dissolver, adicione meia lata de creme de leite e mexa até estar todo dissolvido, desligue o fogo mas deixe a vasilha do chocolate na água quente.
No liquidificador, bala o suco de 4 limões (+/- 150ml) com o leite condensado até incorporar, adicione meia lata de creme de leite e bata mais um pouco.
Leve a sua barra de chocolate quebrada em pedados ao banho maria até dissolver, adicione meia lata de creme de leite e mexa até estar todo dissolvido, desligue o fogo mas deixe a vasilha do chocolate na água quente.
Leve a gelatina hidratada ao microondas por 15 segundos para dissolver e misture a metade dela com o creme do liquidificador e outra metade ao chocolate no banho maria.
Agora, com uma colher faça uma camada de chocolate no fundo faz forminhas de farofa e em seguida pode despejar o creme de limão e as raspas de casca de limão por cima para enfeitar. Não precisa de mais de 40 minutos de geladeira.
receita torta limão chocolate

Truque Índio

A espessura das camadas de chocolate e creme de limão ficará ao seu critério, nessas tortinhas das fotos eu usei mais creme de limão e menos chocolate, mas o 50/50 também fica bem bom. Aliás, se você tiver disponível, pode colocar umas 2 colheres de nutella no chocolate derretido, ou ainda pode colocar 1 colher de avelã triturada, maravilhoso. Pode usar barras de chocolate normais mesmo, não precisa ser barras para cobertura. Você também pode fazer a mesma receita usando o suco da polpa do maracujá no lugar do limão, fica ótimo e você vai precisar de uns 3 maracujás com bastante semente suculenta.

Pescado de http://bancoebalcao.wordpress.com/2011/02/20/receita-torta-de-limao-chocolate/

Nenhum comentário:

Postar um comentário