sábado, 7 de janeiro de 2012

Galette des Rois

Conta a história, que os Reis Gaspar, Melchior e Balthazar visitarm o menino Jesus alguns dias após seu nascimento. O dia 6 de janeiro foi indicado como o dia de Reis. Antes vivíamos os reizados que infelizmente se perderam ao longo do tempo. Mas outras tradições podem ser emprestadas de outras culturas e trazidas até nós.
Tradição nas mesas francesas em reuniões entre amigos entre Natal e dia de Reis, a Galette de Rois é fácil de fazer e muito gostosa. Você deverá ter uma coroa de Reis para a festa, que pode ser feita em papel ou cartolina. Capriche no detalhe. Na massa da galette, deve ser colocado um bibelô minúsculo em louça. A pessoa que pegar o bibelô usará a coroa a noite inteira, enquanto durar a festa.
1/2 kg de massa folhada
125 g de pó de amêndoas
125 g de açúcar glacê
100 g de manteiga
2 colheres de sopa de rum ou cachaça

Misture tudo amassando bem. Coloque em uma forma untada baixa, sem furo no meio. Quando for colocar na forma, esconda na massa o bibelô. Para servir, o anfitrião deve cortar em fatias inteiramente a galette e servir com a mão a todos os convidados. Todos comem ao mesmo tempo para ver quem será o rei da noite.
No momento de servir, ofereça ums boa sidra bem gelada ou vinho branco.

Tempo total : 45 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário