segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Crepe Suzete da Teteta

La crêpe Suzette é uma sobremesa tradicional da culinária francesa. Contam que Auguste Escoffier as preparou pela primeira vez em honra do rei Eduardo VII de Inglaterra e que o rei teria dado à sobremesa o nome de uma jovem vendedora de violetas do reino.

Para que você também faça as honras a seu rei, ou a sua rainha, você só vai precisar de  1/2 quilo de crêpes pré-prontas facilmente encontradas em supermercados. Ou mãos à obra:
Para a massa, você precisa de 1 1/2 xíc. de leite, 2 ovos, 1 colher de sopa de óleo - os melhors são os de girassol e de soja -, 1 pitada de sal e 1 xícara de farinha de trigo peneirada para que fique bem soltinha e não forme grumos. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até que espume bem. Deixe descansar por 15 minutos. Unte uma frigideira e deixe aquecer. Faça os crepes, colocando 1/2 concha de massa dentro da frigideira untada e quente. Espere até soltar das beiradas e vire para dourar do outro lado. Se você tem prática em virar a panqueca no ar, aproveite pra se divertir; se não tem, melhor servir-se de uma espátula de cozinha ou de uma escumadeira. Faça a massa toda lembrando de deixar dourar bem, para que fiquem mais bonitas e brilhosas. Reserve.
Em seguida faça a calda. Derreta 3 colheres de sopa de margarina ou manteiga, junte 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de suco de laranja, 1 colheirinha de raspas de laranja. Deixe em fogo baixo e vá mergulhando os crepes, um por um nesta calda, dobrando-os em quatro. Conserve quente.
Depois de todos prontos, flambe-os com uma mistura de 2 colheres de sopa de Curaçao e 3 colheres de sopa de Conhaque, bem aquecida em chama. Deixe apagar e sirva imediatamente.
As crepes podem ser também recheadas com frutas antes de serem flambadas. Podem também ser acompanhadas de uma bola de sorvete de creme.
Atençao: as crepes suzettes são um prato alcoólico. Deguste com moderação.

Um comentário: